sexta-feira, 4 de julho de 2008

Top 5 bobagens que as pessoas acreditam

5) Horóscopo - Nem vou gastar meus dedos dizendo o quanto é sem nexo uma coisa dessas, que diz que a posição dos planetas no dia do meu nascimento vai afetar de algum modo minha vida, minha personalidade, meus romances, etc.

4) Homeopatia- ´A revista científica The Lancet publica um artigo nesta sexta-feira que diz que não existem provas de que os remédios homeopáticos funcionam mais do que placebos.

Os autores do artigo dizem que chegou a hora de parar com as pesquisas sobre a homeopatia e que os médicos deveriam ter honestidade com seus pacientes e revelar a "falta de benefícios" da homeopatia.

Uma pesquisa realizada em parceria entre Suíça e Grã-Bretanha, que analisou 110 estudos sobre tratamentos e remédios homeopáticos, não encontrou provas convincentes de que estes medicamentos tinham efeitos melhores do que placebos (pílulas sem efeito que são usadas em estudos comparativos e dadas ao pacientes como se fossem remédio).

Segundo o professor Matthias Egger, da Universidade de Berne, e seus colegas da Universidade de Zurique, além de uma equipe britânica da Universidade de Bristol, a homeopatia até hoje não apresentou provas de sua eficácia.

Eles compararam 110 testes feitos para o tratamento de asma, alergias e problemas musculares.

Os pesquisadores afirmam que nos testes realizados com menos controle de qualidade, a homoeopatia mostrara efeitos benéficos.

No entanto, eles dizem que quando são feitos testes em maior escala, com um controle mais rigoroso, os medicamentos homeopáticos não mostraram efeitos melhores do que placebos.

"Estudos maiores e melhores da homeopatia não mostram a diferença entre seus efeitos e os efeitos de placebos, enquanto que no caso dos remédios tradicionais, ainda observamos efeitos", disse Egger.

Egger afirmou que algumas pessoas relatam que se sentem melhores depois de tomar remédios homeopáticos. Ele acredita que isto se deve mais a fatores psicológicos, já que em um tratamento homeopático os médicos destinam muito mais tempo e atenção ao pacientes do que normalmente o fazem médicos alopatas.

"Não tem nada a ver com a pequena pílula branca", disse.


3) Cabelo e fases da lua- Não existe força física que relacione a Lua com o crescimento do cabelo, afirma o astrônomo Júlio Klafke, da Universidade de São Paulo. Mas, se o astro influi até nas marés, por que não acreditar que ele possa ajudar os fios da cabeça a crescer? É um caso totalmente diferente, diz Júlio. O oceano tem uma massa imensa e por isso é atraído pelo satélite. Como a gravidade é proporcional ao peso, corpos levinhos, como nossas cabeças, sofrem bem menos seus efeitos. Na verdade, uma casa tem mais efeito gravitacional e eletromagnético numa pessoa do que a lua.

2) Auto-ajuda- Não tenho nada contra pensamento positivo, desde que não se apele pro misticismo. Pensar positivo e ter força de vontade são muito importantes para se obter sucesso na vida, mas o universo não vai conspirar a favor de uma pessoa por causa disso. O Segredo é um dos livros mais imbecis da história porque além de dizer essa bobagem, tenta dar embasamento científico entrevistando uns físicos charlatões.

1) Curas milagrosas- É muito fácil dizer que foi curado de um tumor ou de uma dor nas costas. São problemas internos, têm que se acreditar na palavra da pessoa. Porque eu nunca vejo uma perna decepada crescendo ou um deficiente mental ficando são? Ou uma velhinha com alzheimer recuperando a memória?

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara... duvidar do segredo só quer dizer dizer q vc não conhece.. eu uso o segredo e ele NUNCA FALHOU...
Mais vai de cada um...